Sobre mim

Minha foto
Em constante desenvolvimento... Seja bem-vindo(a)!

25.7.11

O Traje do Noivo

Resolvi pesquisar um pouquinho sobre trajes para o noivo e assim, auxiliar o meu.
O noivo deve estar tão elegante quanto a noiva, afinal, ele será o destaque no altar até que a noiva chegue.

Vou falar um pouco de cada um e por último veremos as fotos dos mesmos, respectivamente.

O casamento pela manhã requer traje mais simples, a tarde mais formal e a noite mais sofisticado. Cerimônias de gala ou muito sofisticadas pedem um fraque ou casaca.
Quanto à tonalidade: terno branco não fica bem porque é a cor da noiva, mas casamentos pela manhã pedem tons mais claros; para fim de tarde ou noite tons escuros.

Casaca
Muito chique. O traje deve ser usado à noite e em ocasiões muito importantes, o modelo pode ter ou não gola. O paletó é cortado na cintura, na parte da frente, formando um "V". As lapelas são de seda e os mais tradicionais têm três botões de cada lado. As que têm a aba curta atrás são chamadas de meia-casaca.
Traje é formal, curto na frente com colete, com longa cauda bipartida atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. A camisa é branca, com colarinho alto dobrado nas pontas. Usa-se gravata borboleta e complementa-se o traje com faixa larga preta na cintura. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.Pelas regras de etiqueta, quando o noivo usa casaca todos os convidados devem usar smoking.

Fraque
É um paletó curto na frente e longo na cauda, sem cintura marcada, com duas aberturas atrás. Paletó com cauda longa cinza chumbo para ser usado abotoado, colete cinza claro ou preto, calça risca de giz e gravata plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola; Há duas opções de camisa: com a branca social usa-se gravata social em cinza-prateado, já com camisa branca de gola alta e pontas dobradas usa-se o plastrom.

Meio-Fraque
Geralmente tem apenas um botão. Camisa branca, colete de cetim cinza claro e gravata acompanham o traje. É uma versão tropical do fraque.
Paletó sem cauda (curto), e colete cinza chumbo e calça risca de giz; É similar ao fraque. O traje, no entanto, não tem cauda e o paletó é usado desabotoado. Se quiser usar o meio-fraque vista colete preto, camisa social branca e gravata social cinza, nunca plastrom (gravata de cetim cinza perolado mais larga e com pontas arredondadas).

Smoking
Muito elegante. Geralmente indicado para cerimônias muito formais. Sua lapela é de cetim preto com um botão, mas também encontramos com abotoamento duplo ou o tipo jaquetão com quatro botões. Sempre usados com camisa branca plissada e uma faixa horizontal que pode ter cores variadas.
Calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca (com gola alta opcional) e gravata borboleta preta. Só deve ser usado em eventos black tie ou em eventos que se pede traje a rigor.

Regras:
Casaco curto com lapelas em seda ou cetim;
Calças com laterais no mesmo material da lapela;
Faixa ou colete preto (nunca ambos);
Camisa branca com frente trabalhada;
Laço preto de seda;
Meias pretas, preferencialmente de seda;
Sapato clássico preto, de verniz.

Modelos:
Smoking clássico de um botão; (este é o da foto).
Smoking moderno de dois botões;
Smoking risca de giz 3 botões;
Smoking quatro botões

Summer
O paletó é mais aberto, muito adequado para o verão. Costuma ter lapelas com tecidos brocados, em tons preto, azul ou vinho. No caso da lapela ser da cor preta, a gravata pode ser de qualquer cor.
É um traje tipicamente para o verão, pois a cor que o destaca é o branco e alguns casais de gosto modernos optam por ambos casarem de branco. Consiste em smoking branco com faixa e gravata borboleta em cores variadas.

Terno
É o traje mais comum usado pelo noivo e padrinhos. O terno composto de uma calça, paletó, usados com camisa e gravata, pode ser de cores e tecidos variados. As calças geralmente têm pregas e bolso faca e a barra pode ser do modelo normal ou italiana.
Consistem em calça, colete e paletó. Vale lembrar que o colete é opcional e não combina com todos os tipos físicos. Fica melhor em homens mais altos e magros. Para quem vai casar à noite o terno pode ser preto, grafite-escuro ou marinho quase preto. A camisa deve ser branca ou de outra cor muito clara. A gravata pede motivos discretos. Os sapatos devem ser pretos e nunca em verniz.

Túnica
Usada em casamentos étnicos. Existem dois tipos: as tradicionais e as do tipo jaquetão. A sua maioria tem a gola abotoada no pescoço, mas existem as que possuem a gola um pouco mais aberta. De acordo com a cultura, podem ser de qualquer cor.
As túnicas, que são inspiradas nos uniformes militares, têm sido uma grande opção para os noivos que não gostam do fraque.

Black Tie
Paletó branco como do Summer, só que a calça, a gravata borboleta e a faixa são pretas.À noite sempre use tons escuros,por favor tons claro de jeito nenhum!!!! O sapato deve ser sempre clássico.


Mais algumas dicas para qualquer traje:
Gravata - a ponta da gravata não deve ultrapassar a fivela do cinto;
Calça - a barra da calça deve cobrir o peito do pé, mas sem sobrar atrás;
Camisa - o punho da camisa deve ir dois dedos além da manga do paletó.
Outra coisa que os noivos devem estar atentos é o sapato. As tonalidades clássicas – as mais escuras, com pouco brilho se desejar- são as recomendadas para os casamentos a noite e no fim de tarde. Mas se o casamento for durante o dia, este deve ser mais claro e sem brilho.

Ficou grande esse post, mas dá pra aprender bastante para não fazer feio no evento mais importante da sua vida!!!

2 comentários:

Carol Neres disse...

Amei o post! Vai me ajudar muitoooooo!

Cris Xavier disse...

o mor disse que o dele será surpresa!!!!!rsrsrsrs......Mas vou sugerir uns!!!hahahha