Sobre mim

Minha foto
Em constante desenvolvimento... Seja bem-vindo(a)!

3.8.11

Como escolher o buquê?

A escolha do buquê é baseada no vestido e tipo físico da noiva e, no estilo e horário do casamento.
A seleção do buquê deve ser feita levando em consideração seu tipo, formato e tamanho.

Tipo:
A primeira coisa a fazer para escolher seu buquê é decidir entre os feitos com flores artificiais ou naturais. Enquanto os buquês artificiais não quebram com facilidade e acabam servindo como uma lembrança que poderá ser guardada para sempre, as flores naturais são de inigualável beleza e compensam os cuidados no manuseio. O material para fazer as flores artificiais é tecido, papel ou plástico, e as flores naturais podem estar frescas ou secas.
Os buquês de noiva podem ser escolhidos de acordo com a estação do ano, já que algumas flores são encontradas com maior facilidade em certas estações e isso certamente iria baratear o custo reduzindo o orçamento.
Durante o verão, por exemplo, são mais usadas as flores do campo ou arranjos com dezenas de pequenas flores, proporcionando a leveza que a estação exige.
As tendências da moda também facilitam a escolha de seu tipo de buquê, embora torne-se cada vez mais popular escolher tudo com seu estilo próprio.
Ou seja, as noivas mais ousadas e moderninhas podem querer fugir das flores tradicionais, e optar por flores mais exóticas como antúrios e orquídeas sem medo de errar.
A cor também é um fator importante. Os brancos, beges e pastéis raramente são escolhas ruins, afinal, são clássicos. Mas os buquês estão ganhando coloridos mais vivos, e assim, os roxos e alaranjados vibrantes ganharam espaço.
No final das contas, tudo irá depender da composição que o buquê fará com seu vestido.

Formato:
Redondo
O favorito das noivas brasileiras. As flores são dispostas juntas em um formato redondo.
Tamanho: de 30 a 40 centímetros.
Horário: Esse buquê é o mais romântico e pode ser usado em qualquer horário, principalmente, de manhã e à tarde.
Vestido: Combina com decotes arredondados, mangas curtas ou três quartos. Se o vestido é muito franzido na cintura, esse buquê deve ser evitado assim como se o vestido tiver cauda.
Flores: Dê preferência a botões. Você pode incluir pequenas flores, como mosquitinhos, chuvas-de-ouro, damas-da-noite etc. Acrescente ramos verdes, como avencas, heras etc. O acabamento pode ser com fitas e/ou tule.

Cascata
O buquê de noiva cascata ou cacho de uva é largo no topo e arredondado na parte onde se segura.
Tamanho: Seu formato é triangular e o tamanho pode variar bastante. O ideal seria em torno de 45 centímetros.
Horário: É um buquê sofisticado e fica bem à noite.
Vestido: Combina com modelos mais suntuosos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”.
Flores: Prefira as flores já abertas como orquídeas, lírios, copos-de-leite etc. Use também mosquitinhos, chuvas-de-ouro e ramos.

Braçada
Este estilo de buquê de noiva é mais indicado para festas de casamento mais informais. Pode ser usado pela dama de honra enquanto a noiva utiliza outro modelo como o cascata ou o redondo.
Formato: É alongado e feito para ser carregado nos braços.
Horário: Qualquer horário, principalmente de manhã.
Vestido: Fica ótimo com um modelo suntuoso, sexy e justo, com longas luvas e sem mangas. Também combina com um vestido matinal.
Flores: As flores devem ter cabos longos. Lírio, alecrim, hera, rosas, bocas-de-leão, copos-de-leite, antúrios etc.
A braçada deve ser carregada em um dos braços, mas não encostada no corpo, para não esconder ou sujar o vestido.

Uma flor só
Atualmente, cada vez mais noivas escolhem um visual mais "clean" e trocam o tradicional buquê por por uma flor apenas ou um arranjo muito mais minimalista. Essa escolha, além de dizer muito sobre o estilo pessoal da noiva combina perfeitamente com casamentos na praia ou campo, já que estão cercadas pela natureza.
Horário: Qualquer horário.
Vestido: Combina com visuais mais simples, vestidos mais leves e sem alça.
Flores: Se ela optar por uma flor apenas, ela deve ser uma flor grande e de cabo longo como orquídeas ou até girassóis. Uma boa forma de sofisticar um pouco é enrolar a flor com um belo laço.

Quanto ao tamanho:
Quantidade de Flores
O tamanho do buquê deve estar de acordo com o tamanho das flores que o compõem. Ou seja, quem opta por flores maiores, como copos-de-leite, orquídeas e tulipas deverá reduzir a quantidade de flores para que o volume não seja exagerado e cubra o vestido.
Enquanto os buquês feitos com pequenas margaridas, flores do campo, ou botões de rosas poderão ter uma maior quantidade de flores, mantendo equilíbrio.
Horário de Casamento
Também existem recomendações quanto ao horário. Em casamentos que irão ocorrer de manhã ou durante a tarde, é aconselhável que o buquê seja de pequeno ou médio porte, já para as cerimônias a noite recomenda-se buquê maior com flores mais nobres e chamativas.
O buquê e a Noiva
O porte físico da noiva também deve ser levado em consideração. Por exemplo: As mais cheinhas devem evitar buquês muito grandes e arredondados e as noivas mais baixas não devem usar buquês muito grandes com flores de cabos longos.
Os outros buquês
Tradicionalmente, o buquê da noiva é maior que o da dama de honra.

Informações via www.casamentoecia.com.br

4 comentários:

Carol Neres disse...

Eu tenho um livro que fala de tudo isso!!!! Muito legal!!!

Priscila Bueno disse...

Sinceramente, pra mim essa até é uma parte chatinha... Quero um buquê que me agrade e pronto, mas ainda tenho que ver se combina com vestido, altura, "peso" e tudo mais...
Meu escolhido não me deu dor de cabeça, ainda bem!!!

Carol Neres disse...

Lembre-se do que eu sempre digo: esqueça o que a regra diz. Faça o que te agrada, te faz bem e feliz!

Cris Xavier disse...

Quero um leveeeeeeeeee......rsrsrs......Do resto...não sei ainda!!!rsrsrs