Tenho aprendido duas verdades: não podemos cobrar dos outros aquilo que não somos, aquilo que não conseguimos ser. O exemplo sem sombra de dúvida ainda é a melhor maneira de influenciar as pessoas e o mudar o mundo.
E, ainda, não devemos, em hipótese alguma, criar mentiras para influenciar ou impressionar as pessoas. Devemos ser nós mesmos e, se há algo em nós de que não gostamos, podemos mudar, mas que seja para melhor e que seja gradualmente, naturalmente e não em algumas palavras mentirosas.
Mentira é mentira. Não importa se é pequena ou grande. Não importa em que situação é contada. A essência é a mesma. A mentira nos faz esquecer quem realmente somos e, pior, faz as pessoas cegas para isso. Se alguém descobrir que você mente a respeito de algo você será mentiroso e todas as coisas boas sobre você deixarão de importar. Daí você terá que contar com o destino para lhe dar a oportunidade de mostrar quem você realmente é.
A sinceridade é uma das maiores virtudes, penso. É a virtude dos fortes, dos que não temem quem realmente são ou podem ser; daqueles que não temem seus atos, ou as consequências destes.
"Uma mentira estraga mil verdades." ( Provérbio Africano )
Nenhum comentário:
Postar um comentário