Sobre mim

Minha foto
Em constante desenvolvimento... Seja bem-vindo(a)!

13.1.12

Tradições do Casamento - Damas de Honra Adultas

Não sou mais noiva, mas pra matar a curiosidade sobre este assunto não precisa ser né?
Hoje começo uma série falando sobre as tradições que envolvem o casamento.
Você também quer conhecer mais? Então acompanhe!!!

Segundo o Guia-me, o papel da dama de honra é muito importante, porque sobre seus ombros repousa a "honra" para realizar muitas responsabilidades.
Na Antiguidade romana nasceu este costume: os noivos iam à igreja acompanhados por uma procissão de jovens vestidos iguais e com a mesma idade dos cônjuges. Imaginando, desta forma, que os maus espíritos não poderiam diferenciar os recém-casados do resto do grupo e não poderiam prejudicá-los, assim eles seriam poupados da miséria.
Hoje, as Damas de Honra têm muito menos do valor simbólico. Elas estão presentes geralmente para apoiar a noiva e são selecionadas a partir de familiares e amigas. Normalmente, elas participam ativamente na preparação do casamento e de sua realização, mesmo que seja num apoio moral para a noiva.
O termo inglês é claramente menos honorífíco que a palavra francesa "Demoiselle d'Honneur", mas tem o mérito de ser mais explícito pois "Bridesmaid" significa servindo à noiva.
Por muito tempo, os seus famosos vestidos eram nos tons pastel e foram objeto de brincadeiras, e algumas recusavam mesmo fazer este papel por medo de ter um comportamento ridículo!
Hoje, damas de honra seguem mais a tendência da moda e ousam ser sexy! Às vezes um modelo idêntico para todas é imposto pela noiva. Mas também a noiva pode determinar apenas que usem a mesma cor, possibilitando que cada dama encontre um modelo com melhor caimento à sua silhueta, sem destoar nas fotografias.
O número pode variar de uma até quatro damas de honra, de acordo com o cerimonial do casamento.
Segundo a tradição, elas não devem ser casadas. O objetivo é que sejam observadas bonitas por um "príncipe encantado" no dia do casamento!
Observação: A dama de honra sem buquê de flores, menor que da noiva mas no mesmo tom, não é "demoiselle" de honra!

Superstições à parte (não sou supersticiosa, nem acredito nisso), eu acho lindos os casamentos em que a noiva escolhe ter damas de honra. Dá impressão de amizade sincera prevalecendo nessa relação entre a noiva e suas "madrinhas"...
Também pode-se optar pelos padrinhos além das damas. O importante é sempre saber escolher as pessoas, porque você não pode "desconvidar" um padrinho, podemos dizer que é pra vida toda, nada de arrependimentos depois então, ok?!
Amigos (padrinhos)... Que sejam poucos, mas verdadeiros!!!

E para encerrar, tem opções aos montes para inspirar as noivinhas de plantão. Lembrando que há gosto para TUDO (para mim, damas de branco = aversão total!!!)








O que vocês preferem: damas e/(ou apenas) padrinhos?

Um comentário:

Carol Neres disse...

Achei lindo o significado, fica lindo nas fotos, mas ainda acho que não é minha cara.... Feliz com as minhas madrinhas e mini damas... rs