Sobre mim

Minha foto
Em constante desenvolvimento... Seja bem-vindo(a)!

25.1.12

Tradições do Casamento - História do Convite

Na época em que vivemos, fica bem difícil imaginar a realização de um casamento, sem enviar aos convidados o tradicional convite de casamento, não é mesmo?
Mas nos tempos antigos, antes da imprensa, não havia convites.
Como eles surgiram então? Vamos descobrir:

Antes do invento da imprensa em 1447, não havia nenhuma maneira para dispersar informações em massa.
Os monges passam a vida inteira trabalhando em manuscritos ricamente ilustrados. Pessoas que coordenavam festas e casamentos naquela época, também. Na época a forma de convidar as pessoas era muito diferente. Eles geralmente enviavam um mensageiro para anunciar a festa de casamento que seria realizada. A cidade inteira, rapidamente era convidada.
Convites escritos como os de hoje não eram possíveis, mesmo após a impressão, pois a maioria das pessoas eram analfabetas e apenas as mais ricas e bem educadas da sociedade poderiam ler um convite. Mas lentamente, o convite de casamento surgiu. Famílias de origem nobre enviavam os convites com o selo da família.
Quando a gravura surgiu por volta do ano de 1600 às coisas começaram a mudar. Um gravador era meticulosamente contratado para esculpir uma placa de metal para que os convites pudessem ser impressos. O processo era caro, e a classe média que estava em ascensão, começava a se tornar rica e poderia não só ler, como também se dar ao luxo de ter convites gravados e impressos. Estes convites eram gravados e impressos com tinta e era utilizada uma camada de tecido sobre o convite.
Quando as máquinas estavam surgindo na Revolução Industrial em meados de 1700, eles assumiram a tarefa de produção em massa de convites. “Foi-se o charme do convite gravado a mão”.
Por que houve a necessidade de utilizar um envelope no convite? Essa tradição surgiu a partir do momento que os convites eram entregues por cavaleiros. Não havia sistema de correio de confiança, de modo que as noivas protegiam seus delicados convites em envelopes, para não serem sujos ao longo do caminho.
Os convites de hoje podem ser formais ou informais. Tudo depende da personalidade do casal. A tradição ainda continua e esperamos que continue com a entrega dos convites em mãos.

Fonte: Presentear Online

Modelos dos mais variados: tradicionais, personalizados, super modernos e inovadores, simples, sofisticados. Para todos os gostos, em qualquer época, os mais originais possíveis!!!









Meu preferido é o primeiro. E o de vocês?

Um comentário:

Carol Neres disse...

Os "diferentes" são legias, mais ainda gosto mais dos tradicionais com um toque especial!
Beijos