Sobre mim

Minha foto
Em constante desenvolvimento... Seja bem-vindo(a)!

19.1.12

Tradições do Casamento - Por que branco?

Essa história é longa... Então é melhor se sentar, são muitas teorias sobre o início do uso do vestido branco pela noiva. E tudo que temos certeza é de que esta é a tendência de moda mais antiga de todas (e, creio eu, é totalmente improvável que um dia essa tendência deixe de existir).

A tradição é meio diferente daquilo que acreditamos. Não tem muito a ver com a pureza da noiva, ou com o costume do século passado onde somente as virgens tinham permissão casarem de branco, as outras tinham que optar por um vestido champanhe (sinal de vergonha para sua família).

Durante a idade média era muito comum casar de vermelho e dourado, costume até hoje preservado por muitos orientais como, por exemplo, os indianos. Também se usou muito preto, que anos mais tarde foi atribuído às viúvas.
Não existe uma precisão para dizer quem foi a primeira mulher a casar de branco, porém segundo os registros históricos apontam a Rainha Mary Struart da Escócia como a primeira mulher a usar o branco para casar. Isso já no século XVI.
Um século depois a também Rainha Maria de Médici causou o maior frisson na corte francesa porque em seu casamento usou um vestido branco, com detalhes dourados e decote quadrado. Na época era costume só vestir roupas escuras, como Maria só tinha 14 anos, atribuíram o branco a sua pureza e inocência praticamente infantil.

Porém a história mais famosa sobre o uso de vestido branco para casamento aconteceu séculos mais tarde. Em 1840 a Rainha Vitória da Inglaterra, que foi provavelmente a primeira nobre a casar por amor, inclusive ela quem propôs casamento ao seu primo, o príncipe Albert da Saxônia-Coburgo, por quem era apaixonada desde a adolescência, porque na época não podia fazer um pedido desses a uma rainha. Ela escolheu um lindo vestido de cetim branco acentuado por ramalhetes de flores de laranjeiras no braço. Acoplado a véu também branco de renda, projetado exclusivamente para a ocasião, além de flores em sua cabeça. O decote do vestido deixava os ombros nús. A rainha não fez o uso da coroa, o que deixou todo mundo chocado.

Outra teoria ainda no período antecessor ao da Rainha Vitória era que o processo de alvejamento (branqueamento) dos tecidos era muito caro. Somente os ricos (e nobres) tinham condições de ter roupas nessa cor. Como muitas mulheres não faziam um vestido exclusivamente para o casamento, já que o preço era bastante elevado e as pessoas tinham pouquíssimas roupas, costumava-se casar com a melhor peça que se tinha no armário, muitas vezes o branco, porque era uma cor nobre, pois era difícil de se obter. Com a glamourização do branco pela Rainha Vitória, a partir dela, o branco para casamento tornou-se bastante popular e é um clássico até nos dias de hoje.

Fonte: Vestidos & Noivas


Quanta informação!!!
Importante é que essa tradição é uma daquelas que vale muito à pena praticar. Noiva sem vestido branco parece que nem é noiva!

Um comentário:

Carol Neres disse...

Uau!!! Nunca havia pesquisado sobre isso. Havia me contentado com a ideia de que se usa branco para demonstrar pureza....
Interessante!
Beijos