Sobre mim

Minha foto
Em constante desenvolvimento... Seja bem-vindo(a)!

22.2.12

Tradições do Casamento - Véu e Grinalda

Vamos à longa história da tradição do uso do véu e grinalda pelas noivas...

Originariamente na antiguidade, o véu era usado como parte do vestuário feminino pelas mulheres da nobreza, pois sua pele devia ser clara. A função do véu era proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol e pelo vento.
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também de outros possíveis admiradores. Na Idade Média, o uso do véu entre as mulheres dos povos Anglo-saxões se dava apenas entre as mulheres casadas.
O véu da noiva também está ligado à mitologia, pois Ishtar, a antiga Deusa do Amor, surgiu das profundezas e os vapores da terra e do mar cobriram-na "como um véu".
O véu é uma peça misteriosa pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza da donzela.

A grinalda é o arranjo colocado sobre a cabeça da noiva, como tiara, coroa, flores etc. Ela tradicionalmente serve para destacar a noiva das demais convidadas, fazendo-a parecer com uma rainha. É símbolo de status e riqueza: quanto mais luxuosa, mais poderosa é a sua dona. Está explicado porque as rainhas normalmente casam-se com tiaras ou coroas com pedras preciosas, muito lindas e imponentes, não?Hijab (véu), quer dizer, em árabe, 'o que separa duas coisas'. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.

O véu dá a noiva uma aura angelical, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza.
Pelo fato de apenas as mulheres virgens poderem usar o véu, essa idéia permanece até os dias de hoje e faz parte dos costumes, portanto a noiva que casa-se pela segunda vez não deve usar véu na cerimônia de casamento.
Os primeiros véus feitos de tule de seda datam do século dezenove.
O véu é um acessório que oferece charme e requinte para a noiva, assim como o vestido longo, dá a impressão de estar se trajando como uma princesa, o véu vai além tornando-a uma rainha.

Segundo os judeus o motivo pelo qual o rosto da noiva é coberto antes e durante a chupá é que este é um momento tão especial que atrai a Presença Divina e Ele fica literalmente pairando sobre o semblante da noiva.
No casamento judeu a noiva usa um véu durante a cerimônia. A tradição tem origem na história de Rebeca que se cobriu com um véu, quando viu e aproximou-se do futuro marido, Isaque. (Gênesis 24:65)

O costume das noivas taparem o rosto com um véu deriva de uma superstição com milhares de anos. Quase todas as superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva escondia o rosto com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Esse costume deu origem ao véu de noiva e ao cortejo de damas de honra.

Fonte: Fabíola Storf Assessoria e Organização de Eventos

=)

Um comentário:

Carol Neres disse...

Acho tão lindo véu!!!Espero poder usar...